Dúvidas Frequentes

Veja abaixo uma lista de dúvidas e perguntas
frequentes feitas nas Clínicas
Em quais casos de obesidade a cirurgia é indicada?

A Cirurgia Bariátrica é indicada para pacientes, com idade entre 18 e 65 anos, com índice de massa corporal (IMC) igual ou maior que 40, ou igual ou maior que 35, caso ele tenha comorbidades associadas à obesidade, como diabetes, hipertensão, dislipidemias. O protocolo atual da ANS exige: possuir obesidade estável há pelo menos cinco anos; possuir pelo menos dois anos de tratamento clínico prévio não eficaz e comprovado; não fazer uso de drogas ilícitas; não ser portador de alcoolismo e não apresentar quadros psicóticos ou demenciais graves ou moderados.

Quais profissionais estão envolvidos no processo da cirurgia bariátrica?

Normalmente você é encaminhado ao cirurgião pelo seu endócrino. A partir daí você vai ter à sua disposição uma equipe multidisciplinar, que conta com o cirurgião, a nutricionista e a psicóloga, além do seu endócrino. Todos lhe fornecerão um laudo que permitirá ao cirurgião encaminhar a solicitação de sua cirurgia ao seu plano.

Quanto tempo demora a liberação da cirurgia pelo plano?

Normalmente, após os laudos liberados e o cirurgião enviar a solicitação ao seu plano, em torno de 21 dias úteis, mas este prazo pode variar de plano a plano.

Quais os planos de saúde são aceitos nas clinícas Dr. Paulo Falcão?

AMAFRERJ, Bradesco Saúde, Saúde, Caberj, Integral Caberj Saúde, Capesaúde, CASSI, Geap, Golden Cross, Porto Seguro - Seguro Saúde S/A, Porto Seguro - Fundação - Saúde Itaú, Mediservice, MedSênior, Unimed Rio, Unimed Intercâmbio e Klini Saúde.

As consultas fora dos convênios aceitos têm REEMBOLSO?

As clínicas emitem recibo para as consultas particulares (fora de convênio) mas o reembolso vai depender do plano de saúde contratado pelo paciente.

Já sou cliente do Dr. Paulo e meu plano foi trocado pela minha empresa, o que faço?

Se o seu novo plano estiver incluso nos planos conveniados, nenhum problema. Caso não esteja você vai ter que pagar um valor pela consulta.

Eu era cliente Goldes Cross e me passaram para Sul América, o Dr. Paulo e sua equipe tem convênio?

Houve uma mudança, pela Qualicorp, que descredenciou uma determinada categoria da Golden, passando alguns para a Sul América e outros para a Assim. Estamos tentando o credenciamento com estes convênios, mas não depende de nós e sim do plano…especificamente com relação à Sul América, já estamos realizando cirurgias normalmente, sem problemas.

A nutricionista e a psicóloga que fazem parte da equipe do Dr. Paulo Falcão aceitam planos de saúde?

Ambas aceitam Golden Cross e CABERJ. Para os demais planos, as profissionais dão recibos para o paciente tentar o reembolso com seus planos. Também fazem pacotes onde o valor da consulta sai muito mais barato. Aceitam também cartões de débito e crédito.

Qual o valor da cirurgia particular (sem convênio)?

Não há como dar um valor antes de fazer os exames, saber em qual hospital será realizada a cirurgia, das possíveis intercorrências e outros detalhes que não há como se prever. Somente após a consulta e considerando estes fatores é que será possível chegar a um valor total.

Por que depois da cirurgia é necessário tomar um polivitamínico para sempre?

Os pós-bariátricos devem tomar um polivitamínico por toda a vida porque absorvem menos vitaminas e outros nutrientes do que o normal. A suplementação evita doenças e mantém o corpo saudável. A prescrição é individualizada e feita pelo cirurgião ou pela nutricionista

Por que tenho que assistir às palestras para meu pré-operatório?

As palestras são o foro ideal para você obter todos os esclarecimentos sobre tudo da sua cirurgia. Lá estarão, à sua disposição, o cirurgião, a nutricionista, a psicóloga e, normalmente, alguns pós-operados que dão seus depoimentos e contam sua história… você pode e deve, nas palestras, tirar todas as suas dúvidas.

Quanto tempo leva para fazer a cirurgia depois da primeira consulta?

Isso varia de paciente para paciente, pois depende de vários fatores como exames, pré-operatório e, principalmente, liberação do laudo da nutricionista e da psicóloga que informará ao cirurgião se o paciente está apto à cirurgia e ao pós-operatório.

Por que devo manter o tratamento psicológico depois da cirurgia?

Quem assiste às palestras já sabe a resposta. Existem vários problemas que precisam ser enfrentados, como se ver “gorda(o)” quando está magro(a). Pular refeições para emagrecer mais rápido (erro grave). Trocar a compulsão da comida por bebida, sexo, atividade física (vigorexia) e, principalmente, não se aceitar com o novo corpo.

Devo ou não fazer as reparadoras?

Isso depende de cada um. Normalmente as mulheres querem fazer o mais rapidamente possível. Os homens resistem um pouco, mas, a partir do momento em que você atingir sua meta, o Dr Paulo vai lhe liberar para sua reparadora…Cada plano trata este item diferentemente. Deve ser visto no seu plano, quais reparadoras são cobertas…

O que acontece com a fertilidade feminina após a bariátrica?

Por diversos motivos, depois da cirurgia bariátrica a fertilidade feminina aumenta e é preciso ter muito cuidado para não engravidar antes do tempo recomendado. Para isso, é fundamental rever o método contraceptivo com o ginecologista já que as pílulas anticoncepcionais não vão funcionar.

Por que muitos pós-bariátricos precisam operar a vesícula?

Isso ocorre em 30% dos pacientes. A redução drástica da glicose, do colesterol e dos triglicerídeos faz com que, em alguns casos, se forme uma “lama biliar” que se transforma em cálculo, motivo para a retirada da vesícula.

No pré-operatório eu devo emagrecer para poder operar, e se eu perder mais peso do que o normal e ficar abaixo do IMC permitido para cirurgia?

Isso não vai acontecer, porque durante seu pré-operatório, tanto o Dr Paulo quanto a Nutricionista, monitorarão seu IMC para que fique dentro do padrão da ANS.

Quais exames que são solicitados inicialmente pelo cirurgião?

Endoscopia digestiva com pesquisa de H.Pylori; ultrassonografia de abdômen total; exames de sangue e, dependendo do seu grau de obesidade, uma prova de função respiratória. Em alguns casos específicos ele pode solicitar um exame de PHmetria e de apneia do sono. Posteriormente, para a cirurgia, serão solicitados os exames necessários para o cardiologista emitir o risco cirúrgico.

Qual é o tempo de internação para a cirurgia?

Normalmente, entre 24 e 48h. O paciente interna num dia, opera e se estiver bem, no dia seguinte recebe alta.

Quem já teve trombose pode fazer a cirurgia?

Sim, neste caso o problema é controlado com medicação preventiva e tratada também posteriormente. Normalmente, para quem já tem histórico pessoal ou familiar de trombose, a técnica mais indicada é o bypass.

Pra quem tem Hérnia de Hiato, qual a técnica mais indicada?

Quem tem hérnia de hiato tem a indicação da técnica de bypass.

A cirurgia bariátrica é reversível?

A técnica de bypass é a única reversível, já que a porção de seu estômago que foi retirada permanece em seu abdômen. No sleeve, como a porção é retirada, não há como reverter.

Quem fez Sleeve e teve reganho de peso, pode fazer By Pass?

Sim, quem operou pela técnica de Sleeve e, por qualquer motivo, reganhou peso e está com dificuldade para perdê-lo, pode optar por fazer um by pass. No entanto, quem fez by pass não há indicação de nova cirurgia, porque se não deu certo antes, há pouca probabilidade de dar na 2a, além de aumentar o risco da cirurgia.

Com quanto tempo de cirurgia é recomendável engravidar?

Normalmente, o prazo ideal é de 2 anos, mas já tivemos pacientes que engravidaram com menos tempo e, com um acompanhamento mais cuidadoso, não tiveram problemas.

O que é dumping?

Todo operado está sujeito a ter a síndrome de dumping. O consumo de alimentos calóricos, doces e gordurosos pode causá-la. O Dumping acontece quando, depois de beber ou comer um dos alimentos acima citados. Os sintomas variam, mas normalmente, o paciente apresenta taquicardia, sudorese, tontura, queda da pressão arterial e diarreia.

Queda de cabelo, porque ela acontece após a cirurgia?

A redução da absorção de alguns nutrientes levam à queda de cabelo, mas a suplementação e a alimentação adequada resolvem o problema. Normalmente isto ocorre nos quatro primeiros meses da cirurgia e depois os cabelos voltam a crescer normalmente

Por que é preciso perder peso antes da cirurgia?

A perda de peso no pré-operatório é essencial para a segurança e o sucesso da cirurgia. Além de contribuir para melhorar a saúde geral do paciente, o mais importante é eliminar a gordura do fígado. Ao perder peso – em torno de 10% de seu peso original – além de tratar a esteatose hepática e diminuir o tamanho do fígado, o corpo já se prepara para o pós-operatório.

Depois da cirurgia, em quanto tempo posso fazer a cirurgia reparadora?

Depois de atingida sua meta (normalmente de 12 a 18 meses), o cirurgião vai lhe avaliar e liberar a(s) reparadora(s).

É possível engordar novamente após a cirurgia?

A cirurgia bariátrica não faz milagre, ela é apenas uma ferramenta que auxilia na perda de peso e, com isso, melhorar a saúde geral do paciente. Para se manter saudável e no peso ideal, é preciso adotar hábitos como praticar atividades físicas e ter uma alimentação saudável, balanceada, fracionada e variada. Além disso, é essencial que o paciente continue com acompanhamento médico, a nutricional e psicológico.

Quanto tempo é preciso se afastar do trabalho para fazer a cirurgia?

Normalmente em torno de 30 dias. Aconselhamos sempre que o paciente coordene as férias com a licença normal de 15 dias do INSS. Em casos atípicos de trabalho este período pode ser reduzido, mas isso vai ser discutido com seu cirurgião.

Qual o tipo de anestesia usada para cirurgia?

Geral.

Como é feito o pagamento ao médico anestesista?

O pagamento é feito diretamente ao anestesista que fornece um relatório e o recibo para solicitar o reembolso com o plano de saúde. Normalmente, os planos reembolsam 100% do valor pago.

Em quais hospitais o Dr. Paulo opera?
Qual a diferença entre as técnicas Sleeve e By Pass?

O Sleeve é uma técnica restritiva onde o tamanho do estômago é reduzido, restringindo a quantidade de alimento ingerido. O Bypass é uma técnica disabsortiva, onde além da redução do estômago, é feito um desvio no intestino delgado que faz com que a absorção comece cerca de 1,20m após o alimento sair do estômago para o intestino.

Qual a técnica mais adequada para quem tem diabetes?

Para quem tem diabetes, a técnica mais indicada é o Bypass.

Posso voltar a engordar após a cirurgia?

Até dois anos após a cirurgia, o paciente ainda estará perdendo peso. A partir do momento que esse processo se estabiliza, é possível haver algum ganho, caso o paciente “baixe a guarda” e não se esforce para manter o peso. Esforço significa manter uma dieta balanceada e atividades físicas, o que é recomendado para os operados ou não. É preciso abandonar antigos costumes nocivos e adotar uma forma de vida mais saudável, que inclui dieta equilibrada e a prática de exercícios.

A endoscopia deu H-PILORY, posso operar?

Pode sim, sem problemas. O Helicobacter pilory (H-Pilory) é uma bactéria muito comum e está presente em 99% da população, sendo facilmente tratado com uso de antibióticos em um período máximo de sete dias. Costumamos tratar no período entre a marcação e a cirurgia propriamente dita. Deve ser tratado para evitar a recidiva da gastrite.

É preciso usar meia ou cinta após a cirurgia?

Não. O uso de meia de compressão para um obeso é extremamente difícil para se colocar e retirar. Com o uso do medicamento adequado, no período indicado por seu cirurgião, não é necessário o uso da meia, a menos que queira usar. A cinta é totalmente dispensável, já que em ambas as técnicas, a cirurgia é feita por videolaparoscopia (furinhos). Mas também é opcional, caso prefira usar para se sentir mais seguro.

O que é fístula?

É o vazamento do conteúdo do estômago para a parte externa do abdômen. Isto pode causar infecção e reinternação, podendo ser necessária uma nova cirurgia para reparação, ou apenas o uso de antibióticos para a solução do problema. Já há muito tempo não temos casos de ocorrência desta hipótese, já que, após a cirurgia, fazemos teste com azul de metileno, injetando-o com pressão pela boca e observando se houve ou não vazamento. Normalmente, em mais de 99% dos casos não ocorre, e quando ocorre é corrigido na hora.

Fiz um By Pass e reganhei peso, tenho indicação de uso de plasma de argônio?

O Plasma de Argônio é uma terapia alternativa e sua indicação deve ser extremamente individualizada, fazendo parte de um contexto, para pacientes que reganham peso após um By pass. Esta decisão deverá ser tomada em conjunto com o médico durante sua consulta.

Depois da cirurgia, o paciente deve fazer cirurgia plástica?

Nem sempre é necessário fazer cirurgia plástica após o procedimento bariátrico. Cada caso deve ser avaliado criteriosamente pela equipe multidisciplinar responsável pelo tratamento e só devem ser realizados após a estabilização do peso, que ocorre entre 12 e 24 meses após a cirurgia.

A cirurgia plástica é coberta por planos de saúde e/ou SUS?

Em fevereiro de 2019, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que as cirurgias plásticas reparadoras para retirada de excesso de pele em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica devem ser custeadas por planos de saúde. Desde a primeira instância, o entendimento do Judiciário é de que a cirurgia plástica, após a cirurgia bariátrica, não possui finalidade puramente estética e sim um caráter funcional.

As cirurgias plásticas reparadoras também são cobertas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos seguintes casos:

1 - mamoplastia: incapacidade funcional pela prótese mamária, com desequilíbrio da coluna; Infecções cutâneas de repetição por excesso de pele, como infecções fúngicas e bacterianas; Alterações psicopatológicas devidas à redução de peso (critério psiquiátrico).
2 - abdominoplastia/torsoplastia: incapacidade funcional pelo abdômen em avental e desequilíbrio da coluna; Infecções cutâneas de repetição por excesso de pele, como infecções fúngicas e bacterianas; Alterações psicopatológicas devidas à redução de peso (critério psiquiátrico).
3 - excesso de pele no braço e coxa: limitação da atividade profissional pelo peso e impossibilidade de movimentação; Infecções cutâneas de repetição por excesso de pele, como infecções fúngicas e bacterianas; Alterações psicopatológicas devidas à redução de peso (critério psiquiátrico).

Para que serve a cirurgia metabólica?

A cirurgia metabólica é utilizada para a remissão de doenças associadas à obesidade, como a hipertensão arterial, diabetes tipo 2 e apneia do sono, entre outras. É uma operação segura, que apresenta resultados positivos a curto, médio e longo prazos.

Diversos estudos e pesquisas científicas nacionais e internacionais revelam que a intervenção cirúrgica é uma opção real e efetiva para controlar o diabetes. Além da já conhecida cirurgia bariátrica, a cirurgia metabólica é uma das formas de controle desta doença crônica e progressiva.

A diabetes tipo 2 está diretamente associada à obesidade. Cerca de 9% da população brasileira convive com o diabetes. São mais de 14,3 milhões de pessoas que podem ter a cirurgia metabólica como opção terapêutica.

A cirurgia metabólica é feita no SUS?

O SUS não cobre os custos da cirurgia metabólica. A SBCBM vem realizando inúmeros esforços para que a ANS inclua a cirurgia metabólica em seu rol de procedimentos, para que ela seja coberta pelos planos de saúde. A cirurgia é comprovadamente eficaz e segura, com inúmeros benefícios associados. Para saber mais sobre o procedimento, custos e para encontrar um cirurgião, acesse os sites www.sbcbm.org.

Por que é importante assistir às PALESTRAS no pré-operatório?

As palestras são importantes para tirar as dúvidas e saber tudo a respeito da cirurgia. É também uma boa oportunidade para conhecer melhor o cirurgião, a nutricionista e a psicóloga. Muitas vezes, alguns pós-operados aparecem e dão seus depoimentos compartilhando experiências e incentivando os que ainda não fizeram a cirurgia.

Quem pode fazer a cirurgia metabólica?

A Cirurgia Metabólica é um procedimento que foi regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina como opção terapêutica para pacientes portadores de diabetes mellitus tipo 2 (DM2). As normas estabelecem que estão aptos os pacientes com diabetes tipo 2; IMC superior a 30 kg/m²; com mais de 30 e no máximo 70 anos; com diabetes diagnosticado há menos de 10 anos e parecer médico que aponte a resistência ao tratamento clínico com antidiabéticos orais e/ou injetáveis, mudanças no estilo de vida e que tenha comparecido ao endocrinologista por no mínimo dois anos. Nos sites www.vidanovametabolica.org.br e www.sbcbm.org.br você encontrará várias informações de qualidade sobre a cirurgia e poderá buscar um cirurgião perto de você!

Os planos de saúde cobrem a cirurgia metabólica?

Atualmente apenas alguns planos de saúde cobrem a cirurgia. A SBCBM está trabalhando para que a ANS inclua a cirurgia metabólica em seu rol de procedimentos. Queremos que a cirurgia metabólica se torne ainda mais acessível e tenha cobertura dos planos de saúde ou seja realizada na rede pública. A cirurgia é comprovadamente eficaz e segura, com inúmeros benefícios associados. Para mais informações, recomendamos que você consulte um cirurgião. Em nosso site você encontra uma lista de profissionais www.sbcbm.org, em "Seu Cirurgião".

O que acontece se eu perder mais peso no pré-operatório e ficar abaixo do IMC permitido para cirurgia?

Isso não vai acontecer porque durante o pré-operatório, cirurgião e nutricionista estarão monitorando seu IMC para que fique dentro do padrão da ANS.

Até que idade a cirurgia metabólica é recomendada?

De acordo com a resolução 2.172/2017 do Conselho Federal de Medicina (CFM) que regulamenta a cirurgia metabólica estão aptos pacientes até 70 anos. Obrigado pela participação. Leia mais sobre a cirurgia metabólica e o diabetes em www.vidanovametabolica.org.br.

CONTATOS

Deseja agendar
uma consulta?

Entre em contato conosco. Teremos o maior
prazer em atendê-lo(a).
Campo Grande - RJ

Av. Cesário de Melo, Nº 2623
Térreo - Lojas K e L
Ver no Mapa

(21) 2492-1463
(21) 99887-7751

Vila Isabel - RJ

Boulevard 28 de Setembro, Nº 44
Salas 407/408
Ver no Mapa

(21) 2567-3591
(21) 99787-7751

Redes Sociais

Agende sua consulta através do formulário abaixo!

A nossa equipe entrará em contato para confirmar
o agendamento da consulta.





CARTEIRINHA DE PACIENTE
AGENDAR CONSULTA